Os estudantes da EETI Professora Clara Tetéo (Macau-RN) mostraram que, com
organização independente, unidade e fazendo uso do método próprio da luta de
classes (ação direta), é possível conquistar seus direitos.
Faz três anos que a comunidade escolar luta pela reforma das salas de aula e instalação dos aparelhos de ar-condicionado, mas até então nenhuma resolução foi feita. Como se não bastasse isso, ainda houve o risco da redução das três turmas existentes das 3ª séries para apenas duas turmas, o que provocaria a superlotação das salas, aumentando ainda mais o calor.
Os alunos perceberam que a falta de climatização junto à ameaça de superlotação acentuaria os problemas de aprendizagem e de concentração. Diante disso, decidiram entrar em greve (que durou dois dias) e organizar uma manifestação no dia 19 de abril, com caminhada nas ruas até a 6° DIREC, ameaçando manter a greve estudantil caso as reivindicações não fossem atendidas.
No entanto, no dia 25/04 a gestão da escola comunicou que as três salas de aula iriam ser mantidas para as 3ª séries, além de anunciar que finalmente a escola passará pela reforma de climatização.
Trata-se, na realidade, de uma vitória fruto da luta coletiva dos estudantes. A conquista das reivindicações, ainda que não plenamente aplicadas (falta a reforma de fato acontecer), é resultado da organização dos estudantes que, com independência de classe, tomaram as ruas para exigir da 6° DIREC a resolução de seus problemas, assimilando o método histórico dos explorados.
Viva a luta coletiva dos estudantes da EETI Profa. Clara Tetéo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário